Assunto de Família

Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que a jovem enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhe dinheiro com os pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.Assunto de Família [2018]

Comentários

Depois de se aventurar pelo gênero de mistério e crime no instigante O Terceiro Assassinato, Koreeda retoma sua temática preferida, mas não da forma leve como muitos esperavam. De volta aos dramas familiares, o diretor aposta na sensibilidade das relações, mas não dispensa a dureza da realidade.

Em Assunto de Família, acompanhamos o dia a dia de cinco personagens únicos, cada um deles marcado por dilemas e derrotas, tendo de abrir mão de sua moralidade em diferentes medidas para sobreviver.

A rotina de todos muda quando uma pequena garota negligenciada por seus pais é aceita como a mais nova integrante dessa família tão peculiar. Em meio a pequenos golpes e roubos vemos uma relação de irmãos surgir e também o sonho da maternidade se concretizando. A presença da menina traz alegria e faz com que novos sentimentos e relações aflorem dentro da casa, em alguns momentos gerando questionamentos profundos e transformadores.

Assunto de família - Resenha do filme - Cenas

Apesar da ternura e dos sentimentos apontados, o filme nunca se priva de mostrar que há algo de incongruente na maneira como os relacionamentos vão sendo construídos, o que vai tornando mais e mais frágil toda a estrutura que os sustenta.

O mérito do diretor é justamente criar um ambiente de tamanha dualidade, onde certo e errado se fundem instigando o espectador a todo o momento reavaliar seus sentimentos sobre o que de fato constitui uma família e todas as nuances e dinâmicas envolvidas. No fim ninguém é poupado de confrontar a realidade e um sabor amargo toma conta da doçura que permeava a obra.

Com um ritmo cadenciado e um elenco competente, o longa é primoroso em seu retrato de uma família desajustada, mas muito humana, provando que no fundo todos, independente de suas falhas e escolhas, buscam pelo afeto e pelo sentimento de pertencimento.

Trailer

Ficha técnica

  • 万引き家族 : Manbiki kazoku
  • Título Literal : “Família de ladrões de loja”
  • Título Internacional: Shoplifters
  • Direção : Koreeda Hirokazu
  • Info: Japão, 2018 Cor – 121 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt8075192/

Nota

8.0/10
8/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x