House

Uma estudante decide viajar em suas férias  para a casa de sua tia no campo. Acompanhada de algumas colegas de classe, logo ela descobre que a casa é assombrada. – House [1977]

Comentários

Preparados para uma viagem surreal e bizarra? House, um horror com tons satíricos dirigido e produzido por Obayashi Nobuhiko em 1977, é um filme de estética única que, apesar de estranho, carrega uma aura Cult e repleta de experimentações.

A trama acompanha uma estudante viajando para o campo junto de seis colegas de classe para passar as férias na casa de uma tia que não vê há anos. Lá a turma de garotas se depara com forças sobrenaturais, precisando lutar desesperadamente para não serem consumidas pela casa.

Com um elenco formado quase que exclusivamente por amadores, o filme, acreditem, foi a aposta do tradicional estúdio Toho para competir com o grande sucesso que o filme Tubarão estava fazendo no ocidente.

É curioso destacar que grande parte das ideias incorporadas no script foram sugestões dadas pela filha do diretor, apenas uma criança à época das filmagens. A intenção era criar uma atmosfera que desafiasse a lógica e que não pudesse ser explicada pela mente de um adulto.

House - Cenas do filme - Eiga desu!

Mas certamente, o ponto alto do filme é a massiva utilização de efeitos especiais, misturando elementos práticos, cenários pintados, sobreposição de imagens e muito fundo azul. Além desses recursos, fotografia e edição também foram empregadas de forma muito inventiva e pouco convencional gerando um resultado propositalmente irreal.

Outra característica marcante é a trilha sonora, tão variada e psicodélica quanto a parte visual, sendo reproduzida de forma quase constante. Essa onipresença musical em muitos momentos gera desconforto e parece desbalanceada, chegando a abafar a fala dos atores em cena e só aumentando o clima de estranheza do longa.

Analisado meramente como um filme, podemos apontar inúmeros pontos falhos na elaboração de House, seja pela trama simplista, pelas atuações risíveis ou pelos excessos estilísticos do diretor. Contudo é inegável que enquanto experiência cinematográfica e sinestésica, Obayashi criou um verdadeiro tesouro sensorial, um sonho febril que não deixará espectador algum indiferente.

Trailer

Ficha técnica

  • ハウス : Hausu
  • Título Literal : “Casa”
  • Título Internacional: House
  • Direção : Obayashi Nobuhiko
  • Info: Japão, 1977 Cor – 88 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt0076162/

Nota

6.0/10
6/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x